As Caritas Diocesanas começaram por ser apenas delegações da estrutura nacional, tendo assumido, há pouco mais de três décadas, plena autonomia e personalidade jurídica própria com exclusiva dependência do bispo respectivo.
A Caritas em Portugal, tornou-se desde então, uma Federação Nacional das Caritas Diocesanas do continente e regiões autónomas dos Açores e Madeira, estando assim presente nas 20 Dioceses do País.
Por sua vez, a Caritas Portuguesa é membro da Caritas Internationalis, que é a confederação de 154 organizações católicas de ajuda, de desenvolvimento e de serviço social a operarem em 198 países em todo o mundo. É também membro da Caritas Europa, plataforma que congrega as Caritas de todos os países europeus.
É ONGD, reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da sua inscrição junto do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
Objectivos:
- Animar a pastoral social;
- Contribuir para o conhecimento dos problemas e para a sua leitura à luz da doutrina social da Igreja;
- Apoiar a criação e funcionamento de paróquias de acção social;
- Intervir socialmente, com empenhamento directo na prevenção e solução de problemas de pobreza, exclusão social e imigração;
- Contribuir para a transformação social, nomeadamente no domínio das relações sociais, dos valores e do ambiente, em ordem ao desenvolvimento solidário;
- Promover a formação de agentes da Pastoral Social;
- Promover a cooperação internacional com os Palop e Timor Leste
Procura-se atingir estes objectivos a partir da acção de cada Caritas, que em articulação com a pastoral diocesana, desenvolvem e sustentam o compromisso da Igreja, actuando na área social.
Os seus programas e actividades diferem conforma as necessidades e a realidade local. Áreas de actuação:
- Intervenção Social
- Cooperação Internacional
- Formação de Agentes locais
Contactos:
Praça Pasteur, n.º 11 – 2º esqº e 4º dtº
1000-238 LISBOA
Tel.: 21 8454220
Fax.: 21 8454221
Homepage: http://www.caritas.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário