13/02/07

À beira de um Ataque de Nervos...

Parece cliché, mas não é! Estou mesmo à beira de um ataque de nervos, tal CatWoman quando lhe tiram o chicote.
Acordei antes das galinhas. Ainda elas não sonhavam em cacarejar e já eu estava de olhos pregados no tecto a tentar perceber que dia era hoje, e quais as tarefas adicionais para além da responsabilidade laboral. Entrei em pânico! A minha presença na homenagem fúnebre de um ente querido é imprescindível, e com tanta tarefa acumulada com prazos ultrapassados é muito difícil guiar-me por cronogramas ou gerir de forma adequada o tempo. Perante esta sobrecarga vertiginosa, resta-me um escape ilusório que me projecta para um mundo paralelo, atenuando por breves instantes a sensação de ataque de nervos e/ou pânico.

Ataque de Nervos e possíveis resoluções
Em caso de pânico devemos procurar resoluções adequadas, ao que, detectando ser este o caso dirijo-me ao hospital mais próximo...

Recepcionista: “Afinal do que se queixa...?”
Eu: “Estou à beira de um ataque de nervos!”
Recepcionista: “Mas quais são os sintomas...?”
Eu: “Não sei explicar, acho que não estou no meu juízo perfeito! Preciso de ajuda, de alguém que ensine como lidar com o pânico!”
Recepcionista:” A senhora pode tirar a senha, mas deixe que lhe diga que todos se lembraram que estavam com gripe e o tempo de espera ronda as 19h...Se puder vir noutro dia...”
Eu: “19h??? “....Grrrrr...@#;.*»>&#@£...

Com a triste confirmação de que o Hospital não seria o local adequado para me libertar do pânico, recorro ao Posto de Saúde da minha área de residência...

Recepcionista: “Diga fachavor
Eu: “Por gentileza, será possível o meu médico de família atender-me como urgência?”
Recepcionista: “ Mas pra quê? Do qué que se trata?”
Eu: “ ...Pânico absoluto, estou à beira de um ataque de nervos...”
Recepcionista: “ Olhe, o Dr. Chegou 2 horas atrasado, e ainda tem 126 doentes para atender. Se esperar no café da esquina, talvez daqui a 7 horas eu possa dizer se ele a atende ou não...mas aviso já que ele hoje sai mais cedo porque joga o Benfica”
Eu: “No café da esquina?!”
Recepcionista: “ Sim, no café do Sr. Jaquim... uma das salas de espera está completamente cheia, a outra está toda gomitada e a mulher da limpeza hoje não veio porque o filho apanhou piolhos e não o aceitaram na escola...”
Eu: “....Grrrrr...@#;.*»>&#@£...”

Completamente desapontada e consciente de que o pânico assumia uma envergadura maior a cada passo que eu dava, lembrei-me do SAP – Serviço de Atendimento Permanente! Dirijo-me para lá, feliz e contente da vida, vislumbrando uma solução para o meu Ataque de Nervos! Mais feliz fiquei quando reparei que o estacionamento estava vazio, o que significava que o tempo de espera seria diminuto... Deparando-me com a porta fechada, dirijo-me ao segurança do espaço:

Eu: “Bom Dia! O que aconteceu, a porta está fechada!”
Segurança: “ Claro que está fechada! A Sra. quando sai de casa deixa a porta aberta?
Eu: “Peço desculpas, mas não entendi...”
Segurança: “ Se só funciona das 18h às 2h, é claro que fora desse horário está fechado...”
Eu: “Mas isto não é um Serviço de Atendimento Permanente?”
Segurança: “ Sim, e é permanente, das 18h às 2h”
Eu: “....Grrrrr...@#;.*»>&#@£...”

Completamente desesperada entro no carro e respiro fundo, apelando à calma e concentração. Só tinha que pensar, quem é que está habituado a lidar com casos de pânico, ataques de nervos, ou desesperos... Claro! Os Serviços de Finanças!!! Dirijo-me a uma repartição:

Eu: “Bom dia! Por gentileza, talvez possa ajudar-me. Os funcionários das Finanças têm formação adequada para lidar com situações de desespero por parte dos contribuintes, certo?
Funcionária da Repartição: “Sim, lidamos diariamente com situações muito dramáticas.”
Eu: “Assim sendo, poderá ajudar-me por favor? Estou desesperada, à beira de um ataque de nervos... o que poderá dizer-me numa situação destas?”
Funcionária da Repartição: “ Nessas situações o que fazemos é o Arrestamento de Bens. Se me der a sua morada, mando lá uma camioneta para os recolher, e um oficial de justiça para assegurar a legalidade do acto em questão... Outra possibilidade é o Congelamento de Contas Bancárias, o que implica que lhe ficará vedado todo e qualquer movimento bancário. Também podemos penhorar PPR´s (Plano Poupança Reforma) e Seguros de Saúde. O que prefere?”
Eu: “....Grrrrr...@#;.*»>&#@£...”

Ciente de que o meu problema não tinha solução, decido tomar uma medida drástica! Ligo para os Bombeiros e informo de que me vou atirar ao mar:

Eu: “ Bom Dia! Estou á beira de um ataque de nervos, e estou a ligar para informar de que me vou atirar ao mar!
Bombeiro: “ Correcto e afirmativo minha senhora!”
Eu: “ Se doravante alguém pudesse cuidar da higiene diária da minha cadelinha...”
Bombeiro: “ Correcto e afirmativo minha senhora! Pense bem se é isso que quer fazer porque, os helicópteros de resgate e salvamento só chegam aos locais duas horas após ser emitido o sinal de alerta, e depois disso ainda lhe esperam sete horas de viagem ambulatória até ao hospital, isto se não houver nenhum acidente pelo caminho...”
Eu: “....Grrrrr...@#;.*»>&#@£...”


Realidade ou ficção? Será que isto aconteceu?
Não aconteceu, mas podia ter acontecido porque estou mesmo:


À beira de um ataque de nervos!!!

1 comentário:

Cristina Tomé disse...

Pois, querida Sónia!

Todos nós passamos por este ataque algumas vezes na vida e paece que não sabemos como resolvê-lo. Aliás, até mais ou menos ontem andava não à beira de um ataque de nervos, mas com quase um esgotamento. Mas, depois da tempestade, vem a bonança. E com esta última semana vêm os bons resultados do meio esforço de meio ano e quiçá prenúncio de outro meio ano que espero que corra bem.
Não tenho cura para ataques de nervos, mas tenta durante alguns segundos abstrair-te do que te enerva. Talvez te ajude a relaxar.

Tânia M.