07/02/07

A Nobreza de um gesto...

Neste post não vou deixar-me arrebatar por laivos de loucura como é habitual. Hoje é dia de realçar as sensações que vivenciamos diariamente no ISCE. Apesar de esporádicamente existirem fricções entre nós ( o que é perfeitamente normal e aceitável ) ao analisar-mo-nos com algum distanciamento, verificamos a coesão e união do nosso grupo. É com bastante carinho e enorme orgulho que proclamo aos 4 ventos ser aluna deste Instituto. Não que seja uma aluna brilhante e esteja na forja um qualquer prémio Nóbel, mas porque sinto e sei que a qualquer dificuldade inerente ao curso, poderei contar com apoio e ajuda não só dos meus estimados colegas, mas também dos professores. E isso ratitos, é um bem muito precioso!

Em poucos ou nenhuns estabelecimentos de ensino superior vemos colaboração por parte dos professores, fora do horário das aulas. E o que dizer acerca dos parcos minutos que dividimos diariamente (alunos e professores) nas humildes mesas do bar, ao sabor de um cafézinho e embalados pela boa disposição? Ainda que com contornos semi-formais, este tipo de interacção é muito importante para todos nós. Dão-nos força anímica, confiança em nós próprios e impedem-nos os terríveis pensamentos, comuns aos estudantes universitários, de que somos somente um número e que estamos num patamar bastante inferior.

Não é novidade para ninguém de que tenho algumas dificuldades com as regras, sou uma "baldas", péssima no cumprimento de prazos, a vida para mim é uma festa e não levo nada a sério... Correcção, não levo (quase) nada a sério. Hoje é sério e não podia deixar de registar um acto nobre e atencioso, por parte de alguém que "perdeu tempo" a pensar nos RATOS. Assim sendo, vou deixar-vos aqui um poema escrito pela nossa Prof. de Metodologia da Investigação.

Não, não pedi autorização para publicar... espero não levar uma daquelas reais porradas!
Aqui vai...

[transcrição]

"Meus queridos alunos, com um brilhozinho nos olhos li o vosso email (sónia/o farol), o vosso blog. Adaptei uma letra de jorge palma e saiu estas palavrinhas.

No ISCE a vida é um carrossel
Onde há sempre lugar para mais alguém,
Neste lugar a ternura é feito a lápis de cor

No ISCE o tempo passa a correr
Há sempre gente que pergunta a sorrir:
Será que ainda há mais trabalhos a fazer?

No ISCE a vida não corre sempre igual
De bar em biblioteca de aula em aula
Mas aqui, o sol parece maior
E há ondas de ternura em cada olhar.

É pá, deixem-me estar ao vosso,
Desabafar convosco.
Falar-vos das minhas alegrias de profissão,
Ah, é bom sorrir um pouco,
Descontrair-me um pouco,
Eu sei que vocês vão compreender bem.


Obrigada, é uma honra ter acesso ao vosso espaço."
[Prof. Fernanda Carvalho]

1 comentário:

Anónimo disse...

Decerto que falo por todos...

É uma honra te-la entre nós.