17/03/07

Baraka

Kecak Dance, Bali - Baraka

O que dizer sobre a “Baraka”?

É um filme ou uma sucessão de imagens que nos abrem uma janela para um mundo que apesar de conhecermos, pelo menos por alto, nem sempre nos lembramos dele. Ou nem sempre temos presentes as suas características.

Houve imagens que me tocaram, umas pela sua beleza natural, outras pela genuinidade, outras ainda pela sua dureza.

Por vezes no corrupio das nossas vidas, andamos tão apressados que nem nos lembramos que existe mundo para além do nosso pequeno “gueto”. Os nossos problemas, os trabalhos, a família, os amigos um sem número de afazeres. Fazemos parte de um universo, onde as comunicações se aperfeiçoam para encurtar distancias. Mas queremos nós encurtar as distancias e conhecer a fundo uns seres que são tão diferentes, com costumes que não compreendemos? Queremos sentirmo-nos vizinhos de pessoas tão ricas que nem conseguimos imaginar o que fazer a tanto dinheiro, ou de outras tão pobres que buscam no lixo dos outros o seu sustento, o alimento para a boca? Como seria o meu jantar, como seria capaz de gerir o meu dinheiro as minhas posses, olhando para um lado e vendo uma destas realidades e do outro a outra realidade...

Que valor daríamos aos escassos espaços verdes, ao olharmos para cidades onde já não há memória da natureza?

Gostei do filme por que me “obrigou” a dar valor aos meus tesouros, e a ser agradecida por tantas regalias que tenho no dia a dia, e das quais nem me dou conta, por já estar tão habituada a usufruir delas.
by: Ana Sofia Costa

Sem comentários: