04/03/07

Imprescindível

Já está dísponivel em DVD o documentário de Sérgio Tréfaut: "Lisboetas", o espelho da vaga de imigração que mudou Portugal nos últimos anos. O documentário foca-se nas comunidades de africanos, brasileiros, russos, ucranianos e chineses que vieram para Lisboa à procura de melhores condições de vida e que fazem já parte do pano de fundo desta cidade. O documentário "Lisboetas" consegue dar uma dimensão humana a essa realidade paralela, com a qual muitos de nós se cruza, mas que não considera parte integrante da cidade, e sim como um anexo no fundo do quintal...

Lisboa continua a mudar, num processo vertiginoso, onde diferentes culturas, religiões e identidades se juntam, mas a maior parte das vezes sem se "misturar". Seria vantajoso para todos, se compreendessemos de uma vez por todas, que as fronteiras são "linhas delimitativas" totalmente artificiais, e que temos sempre algo a aprender com o outro, especialmente se esse outro for oriundo de uma outra "realidade"- cultura, País...

Sinopse

Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal.

Lisboetas é o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível.

Lisboetas é um filme que rejeita o habitual tratamento jornalístico e aborda a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico.

Lisboetas é uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui.

Lisboetas é um retrato por dentro. A palavra é dada aos recém chegados. Talvez por isso, como escreveu a crítica do “Público” Kathleen Gomes, “os estrangeiros aqui somos nós”.

Lisboetas não é um filme dogmático, mas é um filme incómodo e que deixa muitas questões em aberto - por que é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.O documentário português mais visto de sempre.

Fonte: Atalanta Filmes

Sem comentários: